Crise Energética: Qual o Risco de Apagões?
“Se você acredita que Instalar Energia Solar é um investimento que não vale a pena, é porque você está só pensando no presente e não no futuro“.
Qual o objeto mais valioso que você tem na sua casa? Um eletrodoméstico top? Um roteador de internet super veloz? Ou mesmo seu telefone celular? Qualquer que seja sua resposta, ele provavelmente depende de outro objeto ainda mais fundamental: a tomada. Já parou pra pensar como seria diferente viver sem energia?
O sistema elétrico do Brasil está sob pressão. Vivenciando uma seca histórica, a mais severa dos últimos 91 anos, as hidrelétricas que são responsáveis pela sustentação da rede elétrica do país estão desabastecidas.
Além da preocupação com o risco de racionamento e apagões, o consumidor já sente a diferença no bolso: a luz está mais cara, porque custa mais ativar outras usinas de energia, como as termelétricas.
Enquanto o governo nega a possibilidade de faltar energia, especialistas estão com o alerta ligado. Neste episódio do podcast Isso É Fantástico, você vai entender tudo sobre a real possibilidade de o Brasil sofrer com racionamento ou apagões, revivendo um drama que parou o país vinte anos atrás.
Também há um debate necessário sobre a necessidade de diversificação da matriz energética brasileira, e especialistas explicam todo o sistema que gera e consome energia, afetando a oferta, a demanda e o valor que chega na sua conta.
O apresentador Murilo Salviano recebe o repórter Ernesto Paglia, que passou as últimas semanas entrevistando especialistas de diversas áreas de energia e infraestrutura, inclusive o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Um destes especialistas é Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura, e ele também participa do papo tirando as principais dúvidas e anseios que os consumidores têm em relação à luz.
Referência: G1.
Link da matéria: https://g1.globo.com/fantastico/podcast/isso-e-fantastico/noticia/2021/07/04/98-isso-e-fantastico-crise-energetica-qual-o-risco-de-apagoes.ghtml
- Mais Energia
- 6 de julho de 2021
- Energia Solar